Alimentos de que não pode prescindir

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Alimentos de que não pode prescindir

Mensagem por LECUNGA em Seg Fev 01, 2010 9:58 am

Alimentos de que não pode prescindir


Saiba porquê


Sabia que o mexilhão fornece proteínas de elevada qualidade e zero gordura?

E que a ingestão de carne de frango pode acalmar os nervos?

Os alimentos que se seguem vão enchê-lo de vitaminas, minerais e
outros nutrientes essenciais ao seu corpo. Descubra os alimentos que põem o seu organismo a funcionar.

Tomate
Previne enfartes e combate o cancro


100 g contêm 19 calorias. A sua vitamina C e os carotenos (licopeno) são antioxidantes
que travam o envelhecimento e os problemas musculares e cardiovasculares.
Previne o aparecimento de vários tipos de cancro (próstata, pulmão, estômago, mama, boca, cervical e colorectal). É diurético e depurativo, elimina ácido úrico e reduz o colesterol, para além de alcalinizar o sangue.

Como é muito ácido, é desaconselhado em caso de estômagos delicados, apesar de depender do grau de tolerância de cada um.


Batata
Uma grande injecção de energia


100 g contêm 89 calorias. Ao contrário do que possa pensar, é
ideal para dietas (cozida ou assada). Não tem gordura e é muito saciante.

Revitaliza, uma vez que é um hidrato de carbono complexo, de absorção lenta, que abastece o organismo de açúcares e glícidos
lentamente. A casca da batata contém polifenol-oxidase, com propriedades antibióticas.

A sua fibra reduz o colesterol. O potássio mantém o coração e a tensão arterial saudáveis, evitando
embolias. Pode, no entanto, tornar-se tóxica pelo conteúdo de solanina nas partes verdes. Também não é aconselhada para pessoas com problemas nos rins.

Ervilhas
Proteínas vegetais, sem gordura


Têm 67 calorias por cada 100 g. Impedem a absorção de gorduras,
reduzindo o colesterol mau. E contêm quercetina, um flavonóide que previne doenças cardiovasculares.

Actuam como revitalizantes, pelo seu conteúdo de proteínas. Têm muita fibra alimentar, que actua como laxante, e são muito saciantes.

São ainda uma excelente fonte de vitamina B1, imprescindível ao sistema nervoso. Para que não percam vitaminas, depois de debulhadas, devem ser cozidas em pouca água.


Frango
Selénio para acalmar os nervos


Contém entre 110 e 201 calorias por 100 g. É uma carne muito digestiva, pobre em gorduras e sem colesterol, se lhe retirar a pele. Tem substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento.

Favorece o bom funcionamento do sistema nervoso e a produção de energia. É um bom aliado na manutenção da saúde da pele e do sistema digestivo.

É ideal para dietas de controlo de peso. As coxas, de carne mais vermelha, contêm quase o dobro de ferro do que o peito, mas também são
mais calóricas porque a pele tem muita gordura. Retire-a antes de as cozinhar.


Ameixas
Muita fibra contra a preguiça
intestinal


100 g têm 36 calorias. Tem propriedades diuréticas e é ideal para dietas porque é um fruto que sacia e quase não engorda.
Se ingerir 200 g por dia, durante uma semana, ajuda a combater o
stress, o cansaço e a depressão. Reforçam ainda o coração e as defesas e ajudam a descongestionar o fígado.

Este fruto contém substâncias antioxidantes, que abrandam os efeitos do
envelhecimento. E reduz o excesso de ácido úrico. O seu conteúdo de fibra faz também dela um fruto muito laxante. Ingira-a, por isso,
moderadamente. Lave-a bem para retirar restos de toxinas.


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Re: Alimentos de que não pode prescindir

Mensagem por LECUNGA em Seg Fev 01, 2010 10:00 am

Mexilhão
Proteína de qualidade sem um pingo
de gordura


100 g têm 69 calorias. É ideal para dietas porque tem poucas calorias e sacia bastante.

Ao contrário do que acontece com outros mariscos, o mexilhão não só não tem colesterol, como também ajuda a
baixá-lo. Contém muito ferro, o que ajuda a combater anemias ferropénicas.

É muito rico nutricionalmente. Tem proteínas de qualidade: uma dúzia de
mexilhões equivale a 250 g de vitela. Tenha ainda em conta que 1 kg de mexilhão fresco só tem cerca de 250 a 300 g de carne.


Pepino
Proteínas vegetais, sem gordura


Só tem 17 calorias por cada 100 g. É diurético e laxante, pelo que é
perfeito para combater e prevenir a celulite. Como é muito rico em água, é um
excelente depurativo e tonificante. Ajuda a manter uma pele flexível e hidratada.
Elimina o inchaço (edema) das mãos e pés. Ingira-o em sumo. Este legume é muito pobre em calorias, motivo pelo qual é aconselhado em dietas hipocalóricas. Todavia, é preciso descascá-lo, mesmo se o cortar em fatias muito finas, uma vez que a celulose que contém na casca é dura e indigesta.


Alface
Um sedativo natural eficaz


Só tem 12 calorias por 100 g. Composta por alface e outras
verduras e hortaliças de folha verde, possui uma grande quantidade de antioxidantes.

Regula a pressão sanguínea, graças ao seu poder relaxante, que acalma os nervos. Previne cardiopatias e alterações
como o AVC e também as cataratas. Estimula o sistema imunológico.

Ajuda ainda a emagrecer porque capta as substâncias tóxicas e a gordura. Sacia muito e evita a prisão de ventre.
Não deixe a alfface de molho durante muito tempo porque perde muitas vitaminas.

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